Ponte de Lima
Rua Formosa, n.º 19
Ponte de Lima
Ponte de Lima
Rua Formosa, n.º 19
Ponte de Lima
Viana do Castelo
Avenida de Cabo Verde 2 (Praia Norte)
Viana do Castelo
Horário de verão: 16h às 2h
Ponte de Lima
Taberna da Porta Vermelha
Largo da Freiria, Arcozelo
Ponte de Lima
Ponte de Lima
Nature Tours in Northern Portugal
Contacto: Miguel Cardoso
Tlm: +351 964 681 142
Esposende
North Birding Tours
Tlm: +351 919 371 402 / +351 918 358 161
http://www.northbirdingtours.com
https://www.facebook.com/NorthBirdingTours/
Ponte de Lima
No segundo fim de semana de setembro, quando o sol quente do verão se prepara para a despedida, Ponte de Lima engalana-se para as suas festas maiores - as Feiras Novas.
Para além da música, folclore e fogo de artifício, há ainda espaço para concursos pecuários, corridas de garranos, cortejos etnográfico e histórico, bandas de música, gigantones e cabeçudos, grupos de bombos e para a procissão que encerra o ciclo das romarias do Alto Minho.
Viana do Castelo
As Romarias de Viana do Castelo começam no mês de Maio, tradicionalmente, com esta Festa em Vila Franca.
O ponto alto é o desfile dos Cestos Floridos, confecionados com pétalas de flores naturais, transportados à cabeça pelas mordomas.
Viana do Castelo
Se é verdade que é em Maio, com a Festa das Rosas ou dos Cestos Floridos de Vila Franca do Lima, que começa o ciclo das Festas Vianenses é, sem dúvida, em Agosto, nas incomparáveis e magnífica Romaria de Nossa Senhora d'Agonia, que a tradição atinge o seu maior expoente.
Arcos de Valdevez
A Festa da Peneda é uma das romarias mais antigas e importantes do Norte de Portugal, em honra à Nossa Senhora da Peneda.
Realiza-se anualmente entre os dias 1 e 8 de Setembro.
Durante esses 8 dias, junta milhares de pessoas do Minho e da Galiza.
Os dias mais importantes da Romaria da Peneda são o dia 5 e 6. O dia 5 é geralmente dedicado aos Espanhóis, são milhares os que atravessam a fronteira nesse dia para visitarem o Santuário. No dia 6, é o dia da festa, o mais importante de todos.
Ponte da Barca
De 19 a 24 de Agosto, a vila de Ponte da Barca vive as suas Festas Concelhias - a Romaria de S. Bartolomeu.
Por muitos considerada como a mais genuína romaria do Alto Minho, o S. Bartolomeu constitui um dos maiores cartões de visita do concelho barquense.
Caminha
A Romaria de São João d’Arga, que se realiza de 28 para 29 de agosto na freguesia de Arga de São João, é considerada uma das romarias mais genuínas do Alto Minho e uma das mais típicas do país.
A festa decorre à volta do antigo mosteiro beneditino que, reza a história, chegou a ser templário. Com festa ou sem ela, o local merece uma visita atenta. Mas voltemos à romaria e às muitas tradições que lhe estão associadas.
Domingo mensal
A Feira de Antiguidades e Velharias de Ponte de Lima realiza-se na Avenida dos Plátanos, nas margens do rio Lima, todos os segundos domingos de cada mês.
Aventure-se a encontrar achados de outros tempos.
Sábado mensal
Realizada sempre no primeiro sábado de cada mês, a Feira de Antiguidades e Velharias de Viana do Castelo oferece um pouco de tudo: livros, relógios antigos, estátuas, selos, moedas antigas ou cartões postais.
A entrada é livre, o que permite um acesso mais facilitado ao evento.
Quinta-feira
O aparecimento da feira de Barcelos data de 1412. Foi concedida por D. João I, em carta de 19 de Fevereiro do mesmo ano, a pedido do Conde de Barcelos D. Afonso, seu filho.
Ao longo dos tempos sofreu inúmeras alterações, nomeadamente, no dia de realização, época do ano e local, até se fixar no local onde actualmente se realiza.
Quarta-feira
A feira de Caminha data de 1291, tendo sido fundada por D. Dinis em carta dirigida aos homens bons de Caminha, que estabelecia que se fizesse uma feira na vila todos os meses, no dia três.
Nesta feira do Alto Minho, o visitante encontra uma grande variedade de artigos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, artesanato, bem como vendedores ambulantes de pão, queijos, enchidos, entre muitos outros produtos.
Sábado
Uma das maiores da Região Norte, atrai centenas de pessoas todos os Sábados, sobretudo das grandes cidades do Norte de Portugal e da Galiza.
Cerca de 250 feirantes expõem uma diversidade de produtos, com destaque para o setor dos têxteis, artesanato, decorações e adornos; setor de calçado e pronto-a-vestir; sector dos móveis, vasilhame, ferramentas e cobres; sector das frutas, legumes e flores; entre outros.