La Geographie

altominho1Le Alto Minho devient graduellement un grand amphithéâtre naturel formé par les formations géologiques, les vents et les eaux et qui s'étend de la côte vers les hauteurs du plateau de Castro Laboreiro et les contreforts du Parc National de Peneda-Gerês à l'est avec ses formations magnifiques de falaises, de vallées profondes et de paysages uniques.

Lire la suite

La Region

altominhoLe Alto Minho est situé dans le nord-ouest du Portugal. C'est la province traditionnel du Minho qui inclus les municipalités de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo et Vila Nova de Cerveira, avec une population d'environ 250.000 habitants sur une superficie de 2210 km2.

La région est limitée au nord et à l'est par la frontière avec l'Espagne, au Sud par la district de Braga et à l'ouest par l'Océan atlantique.

La capitale du district est Viana do Castelo.

Lire la suite

Le Climat

altominho3A La situation géographique de la région donnent des caractéristiques climatiques de transition entre les climats froid et humides du nord et ceux chaud et sec d'Afrique.

Bien que l'influence méditerranéenne soit présente dans le pays, dans le Nord-Ouest l'influence atlantique domine.

Lire la suite

Arte na Leira

artenaleira Caminha


A Arte na Leira é uma iniciativa de mostra de artes, que acontece no coração da Serra de Arga, em Caminha, meia dúzia de quilómetros depois da saída e direcção que diz "Arga", na A28 (via rápida entre Viana do Castelo e Caminha), pela única estrada que corre a serra (e, por tal, sem enganos) a qual nos oferece uma das mais fantásticas paisagens do Minho e do país.

Olha-se a serra do céu.

Lire la suite

Bienal de Cerveira

bienalcerveiraVila Nova de Cerveira


Apostando na arte, cultura e criatividade enquanto elementos distintivos, Vila Nova de Cerveira tem mantido, ao longo dos anos, uma relação saudável e equilibrada entre a tradição cultural e a criação contemporânea.

Este capital simbólico propiciou o desenvolvimento de uma assinatura diferenciadora – a Vila das Artes – que deve a sua origem ao acolhimento da mais antiga Bienal de Arte do país, a Bienal de Cerveira.

Lire la suite

Encontros da Imagem

encontrosimagemBraga


Os Encontros da Imagem nasceram em 1987 a partir de uma antiga associação ligada às práticas da fotografia e do cinema amador.

Ao longo das vinte e cinco edições, a ideia dos Encontros da Imagem foi ganhando forma, redefinindo-se progressivamente para se adaptar aos desenvolvimentos estéticos e formais da fotografia criativa que constitui o objecto central do acontecimento.

Lire la suite

Castelo de Cerveira

mocastcerveiraCastelo de Vila Nova de Cerveira


Surgiu por volta de 1320, por vontade do monarca D. Dinis, com a finalidade de defender a recém criada povoação de Vila Nova de Cerveira.

De forma oval, medindo cerca 260 metros de perímetro, com o eixo maior de 90 metros e o menor de 65, o castelo de Cerveira encontra-se defendido por oito torres, quadradas, das quais cinco se encostam à cortina do Sul, por ser a de mais fácil ataque.

Lire la suite

Castelo de Guimarães

mocastguimaraesGuimarães


Classificado como Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informalmente como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

No século X a Condessa Mumadona Dias, após ter ficado viúva, manda construir na sua herdade de Vimaranes - hoje Guimarães - um Mosteiro.

Lire la suite

Castelo do Lindoso

mocastlindosoPonte da Barca


Sobranceiro a terras de Espanha, em posição dominante na serra Amarela este castelo foi erguido de raiz, na Idade Média, com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira.

É considerado como um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pelas novidades técnicas e arquitetónicas que ensaiou, à época, no país.

Lire la suite

Castro de S. Lourenço

mocastrolourencoEsposende


O castro de S. Lourenço é um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C.

Desde o séc. II a.C. que as casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares. A área escavada mostrou a existência de núcleos habitacionais, os quais são frequentemente rodeados por lajeado. A defesa era assegurada por três muralhas.

Lire la suite

Castro de St.º Estevão

Ponte de Lima


mocsestevaoNum dos cabeços mais meridionais do monte do Castelo está situado o castro de St.º Estêvão da Facha.

Apesar da área escavada ser relativamente pequena, em função do total, conseguiu-se obter uma série de elementos que consideramos importantíssimos para o conhecimento da problemática castreja desde o seu início até à miscigenação com a cultura romana.

Lire la suite

Convento de Santa Ana

mosantanaViana do Castelo


Convento de Santa Ana, de freiras beneditinas, mandado edificar pela nobreza local com o apoio da Câmara, para albergar as filhas dos nobres vianenses que eventualmente não casassem.

O convento primitivo, de raíz gótica, foi obra de Pero Galego, morador em Caminha, onde nos alvores do século XVI dirigiu a segunda fase das obras na igreja Matriz.

Lire la suite

Espigueiros de Soajo

moespigeirosArcos de Valdevez


Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros de Portugal, com construções todas de pedra.

Ao todo são 24 espigueiros de tipo galaico-minhoto, sendo o mais antigo do ano de 1782. É possível ver o caráter sagrado dado ao local, devido às cruzes no topo dos espigueiros para, segundo as gentes locais, proteção divina do que lá é guardado, muitas vezes o único meio de sobrevivência comunitária.

Lire la suite

Fortaleza de Valença

movalencaValença


Valença do Minho é, por circunstâncias várias, a mais importante fortaleza do Alto Minho.

No século XVII, no contexto das Guerras da Restauração da Independência Portuguesa, construiu-se uma impressionante fortificação abaluartada, de patamares sobrepostos para melhor aproveitar as condições topográficas do local, projecto grandioso que se assumiu como obra de propaganda e de ameaça face à vizinha Espanha.

Lire la suite