• Os Eventos

Trajecto Água-Arriba

alaarriba1pTrajecto turístico, natural e patrimonial que é feito numa réplica histórica do tradicional barco de "água-arriba" , que em tempos idos era o maior veículo que fazia o transporte de pessoas, animais e mercadorias pelo rio Lima acima e abaixo, entre Viana do Castelo e Ponte da Barca, quando não havia automóveis e camionetas.

O “água-arriba”, por ser de difícil execução e de difícil manobra, com cerca de 14 metros de comprimento , estava desaparecido e só foi recentemente recuperado. O que constitui uma intervenção de grande relevância em defesa do património etno-fluvial da Ribeira Lima.

Trata-se de um tipo de embarcação de pouco calado, com fundo chato, em madeira da região e construído localmente . É e, apesar do seu motor auxiliar moderno, tal como antigamente movido “'a vara e à vela ”, assim como, aproveita a força da corrente das marés.

O seu passeio é tranquilo, algo bucólico, e tem todas as autorizações legais para transportar 19 pessoas.

 

Ala Arriba

Fica ancorado no antigo cais da freguesia de Lanheses, no percurso do Caminho de Santiago, junto ao local onde durante séculos se fazia a travessia do rio e que ficou conhecido como Lugar da Passagem, de Geraz do Lima para Lanheses e vice-versa.

 Nesta travessia ouvirá a lenda do Rio do Esquecimento, que aí terá acontecido, assim as histórias das gentes das suas margens pela voz de quem construiu este barco e que desde muito novo as navegou.

Poderá igualmente observar e identificar as principais espécies de aves que habitam neste magnífico cenário natural e apreciar as mais belas paisagens.


alaarriba3pPonto de encontro:
Paço de Lanheses.

Esta actividade inclui também um pequeno percurso pedestre.

Incluído:
Seguro de acidentes pessoal;
Pequena merenda;
Registo fotográfico

Não incluído:
Almoço - Piquenique a cargo do participante, excepto quando combinado antecipadamente.


http://pt.blastingnews.com