• O que Fazer
  • Lazer

Festas

Festa das Rosas - Vila Franca

frosasViana do Castelo


As Romarias de Viana do Castelo começam no mês de Maio, tradicionalmente, com esta Festa em Vila Franca.

O ponto alto é o desfile dos Cestos Floridos, confecionados com pétalas de flores naturais, transportados à cabeça pelas mordomas.

Ler +

Romaria de Nª Srª da Agonia

fagonia1Viana do Castelo


Se é verdade que é em Maio, com a Festa das Rosas ou dos Cestos Floridos de Vila Franca do Lima, que começa o ciclo das Festas Vianenses é, sem dúvida, em Agosto, nas incomparáveis e magnífica Romaria de Nossa Senhora d'Agonia, que a tradição atinge o seu maior expoente.

Ler +

Romaria de S. Bartolomeu

rsbartolomeuPonte da Barca


De 19 a 24 de Agosto, a vila de Ponte da Barca vive as suas Festas Concelhias - a Romaria de S. Bartolomeu.

Por muitos considerada como a mais genuína romaria do Alto Minho, o S. Bartolomeu constitui um dos maiores cartões de visita do concelho barquense.

Ler +

Romaria de São João d’Arga

argaCaminha


A Romaria de São João d’Arga, que se realiza de 28 para 29 de agosto na freguesia de Arga de São João, é considerada uma das romarias mais genuínas do Alto Minho e uma das mais típicas do país.

A festa decorre à volta do antigo mosteiro beneditino que, reza a história, chegou a ser templário. Com festa ou sem ela, o local merece uma visita atenta. Mas voltemos à romaria e às muitas tradições que lhe estão associadas.

Ler +

Romaria de Nossa Senhora da Peneda

fpenedaArcos de Valdevez


A Festa da Peneda é uma das romarias mais antigas e importantes do Norte de Portugal, em honra à Nossa Senhora da Peneda.

Realiza-se anualmente entre os dias 1 e 8 de Setembro.
Durante esses 8 dias, junta milhares de pessoas do Minho e da Galiza.

Os dias mais importantes da Romaria da Peneda são o dia 5 e 6. O dia 5 é geralmente dedicado aos Espanhóis, são milhares os que atravessam a fronteira nesse dia para visitarem o Santuário. No dia 6, é o dia da festa, o mais importante de todos.

Ler +

Feiras Novas

fnovasPonte de Lima


No segundo fim de semana de setembro, quando o sol quente do verão se prepara para a despedida, Ponte de Lima engalana-se para as suas festas maiores - as Feiras Novas.

Para além da música, folclore e fogo de artifício, há ainda espaço para concursos pecuários, corridas de garranos, cortejos etnográfico e histórico, bandas de música, gigantones e cabeçudos, grupos de bombos e para a procissão que encerra o ciclo das romarias do Alto Minho.

Ler +