• 2e
  • 3e
  • 4e
  • Slideshow01
 

Paço de Lanheses - Viana do Castelo - Portugal

    altominhoO Alto Minho situa-se no Noroeste de Portugal, na província tradicional do Minho, integrando os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, com uma população de cerca de 250.000 habitantes, distribuída por uma área territorial de 2210 km2.

    Limita a norte e a leste com a Espanha, a sul com o distrito de Braga e a oeste com o Oceano Atlântico.

    A sede do distrito é a cidade de Viana do Castelo.

    Continue a leitura

    altominho1O Alto Minho desenvolve-se num anfiteatro de altitudes gradualmente crescentes a partir da orla costeira até ao planalto de Castro Laboreiro e aos contrafortes do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na zona leste, onde avultam formas de relevo espetaculares ao nível de escarpas alcantiladas, penedias, por vezes proeminentes e de formas curiosas, e vales abruptos, originados por ação combinada da tectónica e da erosão.

    Continue a leitura

    altominho3A localização geográfica da região impõe-lhe características climáticas de transição entre os climas frios e húmidos do Norte da Europa, e os climas quentes e secos de África.

    Ainda que, sob o ponto de vista climático, a influência mediterrânica se faça sentir em toda a extensão do território nacional, no Noroeste peninsular, e portanto neste espaço territorial, predomina com alguma evidência a influência atlântica.

    Continue a leitura

    loucaviana

    Viana do Castelo


    Museu e Fábrica de Louça Regional de Viana

    Rua da Fábrica – Meadela

    Tel.:+351 258 828 908

    GPS: N 41º 42.217 W 08º 48.816


    http://www.cm-viana-castelo.pt

    adegaplPonte de Lima


    A Adega de Ponte de Lima foi fundada em 1959.

    Em 1998, a Adega obteve certificação de Qualidade pela Norma NP EN ISO 9001, atribuída pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, tornando-se, assim, a primeira adega do País a dispor desta certificação.

    Continue a leitura

    cipvvPonte de Lima


    O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde - CIPVV está oficialmente aberto.

    Instalado em pleno Centro Histórico da Vila Mais Antiga de Portugal, o CIPVV funciona de terça a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18 horas.

    Continue a leitura

    brejoeira Monção


    A seis quilómetros a sul de Monção, inscreve-se em uma vasta propriedade rural, dividida entre 18 hectares de vinha, oito de bosque e três de jardim.

    Este sumptuoso palácio constitui-se num expoente das moradias fidalgas no país.

    Continue a leitura

    qamealPonte de Lima


    A Quinta do Ameal é uma pequena propriedade muito antiga (1710) de rara beleza natural.

    Aqui são criados e produzidos vinhos brancos de excelência feitos a partir de uma casta de uvas portuguesa chamada Loureiro.
    Esta atinge a sua maior expressão aromática e gustativa neste fantástico Vale do Lima onde estamos situados.

    Continue a leitura

    rotaalvarinhoMonção e Melgaço


    Proveniente de uma casta singular que só cresce na Península ibérica.

    Produção muito limitada e, por isso, exclusiva.

    Continue a leitura

    rotaverdeAlto Minho


    A impressionante beleza da região do Minho serve de cenário à Rota dos Vinhos Verdes.

    Percorrer esses caminhos é descobrir as origens e sabores da milenar cultura vinícola e mergulhar a fundo na História de Portugal.

    Continue a leitura

    artenaleira Caminha


    A Arte na Leira é uma iniciativa de mostra de artes, que acontece no coração da Serra de Arga, em Caminha, meia dúzia de quilómetros depois da saída e direcção que diz "Arga", na A28 (via rápida entre Viana do Castelo e Caminha), pela única estrada que corre a serra (e, por tal, sem enganos) a qual nos oferece uma das mais fantásticas paisagens do Minho e do país.

    Olha-se a serra do céu.

    Continue a leitura

    bienalcerveiraVila Nova de Cerveira


    Apostando na arte, cultura e criatividade enquanto elementos distintivos, Vila Nova de Cerveira tem mantido, ao longo dos anos, uma relação saudável e equilibrada entre a tradição cultural e a criação contemporânea.

    Este capital simbólico propiciou o desenvolvimento de uma assinatura diferenciadora – a Vila das Artes – que deve a sua origem ao acolhimento da mais antiga Bienal de Arte do país, a Bienal de Cerveira.

    Continue a leitura

    encontrosimagemBraga


    Os Encontros da Imagem nasceram em 1987 a partir de uma antiga associação ligada às práticas da fotografia e do cinema amador.

    Ao longo das vinte e cinco edições, a ideia dos Encontros da Imagem foi ganhando forma, redefinindo-se progressivamente para se adaptar aos desenvolvimentos estéticos e formais da fotografia criativa que constitui o objecto central do acontecimento.

    Continue a leitura

    mocastcerveiraCastelo de Vila Nova de Cerveira


    Surgiu por volta de 1320, por vontade do monarca D. Dinis, com a finalidade de defender a recém criada povoação de Vila Nova de Cerveira.

    De forma oval, medindo cerca 260 metros de perímetro, com o eixo maior de 90 metros e o menor de 65, o castelo de Cerveira encontra-se defendido por oito torres, quadradas, das quais cinco se encostam à cortina do Sul, por ser a de mais fácil ataque.

    Continue a leitura

    mocastguimaraesGuimarães


    Classificado como Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informalmente como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

    No século X a Condessa Mumadona Dias, após ter ficado viúva, manda construir na sua herdade de Vimaranes - hoje Guimarães - um Mosteiro.

    Continue a leitura

    Descubra a Região

    O Alto Minho

    «...são os minhotos os melhores habitantes de Portugal, tanto pela sua doçura de caracter, pela sua alegria e cordialidade; as suas danças e cânticos fizeram já com que um autor estrangeiro os houvesse comparado a verdadeiros pastores da Antiguidade.»

    in: Minho Pitoresco, ano de 1887